pages/noticia/model.php1Salários de 2020 são pagos para 177  professores da Rede Municipal - Secretaria municipal de Educação - Ouro Preto

Salários de 2020 são pagos para 177  professores da Rede Municipal

Na noite de quinta-feira, 21 de março, a Prefeitura Municipal realizou o pagamento da extensão de carga horária realizada por 177 professores da Rede Municipal de Educação durante a pandemia, em 2020.

Durante a crise sanitária, diversos professores realizaram atividades em extensão de jornada que, por regra, é um aumento facultativo e temporário da carga horária dos profissionais. As aulas de extensão tem como regra que o pagamento é feito por aula dada, e devido à não validação do calendário escolar de 2020, esses professores ficaram todos esses anos sem receber pelo trabalho realizado.

A professora representante da Comissão das professoras que lutaram pela validação das horas, Agláe Olívia Modesto Mapa, usou sua fala para lembrar como começou a movimentação pela garantia dos direitos e expressou grande gratidão ao atual governo. “Todas as injustiças que sofremos no governo passado, o Angelo Oswaldo reconheceu. Ele acreditou na gente e no nosso trabalho. Eu sempre acreditei neste governo, que sempre valorizou os professores. Sou muito grata por tudo”, afirmou a professora durante a cerimônia.

A atual gestão considera inaceitável que esses profissionais permanecessem ainda mais tempo sem receber, então, depois de muito empenho, conseguiu corrigir esse erro de 2020, efetuando os pagamentos. O valor total da dívida totaliza o montante de R$2.473.084,94 em salários atrasados, que foram pagos em duas parcelas, uma em fevereiro e outra em março.

Apesar do atraso no pagamento, todas as professoras continuaram lecionando durante todos esses anos. A secretária adjunta de Educação, Silvia Teixeira, afirmou que, para além do salário, o compromisso com as crianças vem sempre em primeiro lugar. Ela ainda afirmou:  “Na carreira do professor, a palavra luta é sempre presente. Essa foi mais uma luta que vocês conquistaram. Nosso governo não tinha outra alternativa, outra resposta pra vocês, a não ser o pagamento. Uma vez que a carga horária foi cumprida, é o que vocês merecem. Uma resposta diferente disso seria uma injustiça, um descompromisso com vocês, que foram sobrecarregados e reinventados durante a pandemia”

Com essa medida, o governo municipal reafirma seu desempenho na valorização dos educadores e na promoção da qualidade do ensino público, sempre priorizando os direitos e a dignidade dos profissionais da Educação.

Texto: Clara Costa / Revisão: Victor Stutz